Google+ Havaianomaniacos: Como faço para abrir uma franquia das havaianas?

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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como faço para abrir uma franquia das havaianas?

Essa semana fui questionados por um de meus leitores sobre qual seria os procedimentos e requisitos necessários para a abertura de uma franquia das havaianas.
No site das havaianas tem um documento com todas as dicas, inclusive o custo necessário para você montar sua franquia. Abaixo segue o texto obtido no site oficial das havaianas.




INFORMAÇÕES DA FRANQUIA
As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência
completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que
empresários locais que se identifiquem com a marca e com nosso negócio podem agregar
conhecimento e experiência regional, fundamental para o sucesso das lojas.

PERFIL:
Procuramos empreendedores com as seguintes características:
Identificação com a marca Havaianas;
Dedicação integral ao negócio;
Experiência no varejo;
Conhecimento regional;
Capacidade de investimento;
Disposição para aproveitar as oportunidades relacionadas ao negócio;
Facilidade de comunicação e relacionamento;
Espírito de equipe.


INVESTIMENTO INICIAL (Para uma loja entre 40 e 50m2):
Taxa de Franquia = R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
Montagem da loja = A partir de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais);
Royalties = Não há;
Taxa de propaganda = 2% sobre o faturamento bruto (A franqueadora não recolherá
esse valor, o franqueado investirá em mkt local para divulgar a loja)
Capital de giro = A partir de R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
Estoque Inicial: A partir de R$ 50.000,00 (carência de 90 dias para pagamento)
Pay Back estimado = 24 a 36 meses.
Custo do ponto comercial (luvas) não está incluído no investimento e no cálculo de pay back
(retorno).
COMPOSIÇÃO DO INVESTIMENTO:
Mobiliário padrão;
Reforma e obra civil;
Equipamento e infra-estrutura de TI;
Taxa de franquia;
Estoque inicial;
Acessórios, uniformes e marketing inicial.

MODELO DE NEGÓCIO:
Loja de Rua – As lojas de rua devem ter entre 60 e 80m e estar localizada em áreas comerciais
com alto fluxo de pessoas, facilidade para estacionamento e boa visibilidade. O ponto
comercial escolhido passa por análise de viabilidade.
Loja de Shopping – As lojas de shopping devem ter entre 40 e 60m e devem estar localizadas
em áreas de boa visibilidade e fluxo de pessoas. A franqueadora tem negociações com diversas
administradoras de Shopping Centers e auxiliará na escolha do melhor ponto e na negociação
comercial, para garantir a viabilidade do negócio.
Quiosques – podem ser instalados em shoppings, galerias, estações de metro e de trens e
outras áreas cobertas com grande fluxo de pessoas. O quiosque padrão tem 12m2 (3x4m), mas
pode ser adaptado de acordo com as normas do local. A escolha do local e o projeto passam
por uma análise de viabilidade.

SUPORTE:
Consultoria de campo - visitas periódicas de profissionais especializados no nosso
negócio, para orientações relacionadas a marketing local, gestão operacional, gestão
financeira, recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, benchmarking,
concorrência, planejamento e controle.
Marketing – além do marketing institucional da marca, a franquia conta com
profissionais dedicados para o desenvolvimento de materiais de divulgação
padronizados para os esforços de marketing local da unidade. O enxoval de peças
disponíveis para produção local inclui: panfleto folder, outdoor, mala direta, cartão de
visita, anuncio de revista e jornal. Também são desenvolvidos materiais de PDV para
divulgação de campanhas, produtos e promoções, com o objetivo de manter uma
comunicação frequente e renovada com os consumidores.
Software de gestão – a franquia contara com um software de gestão que permitirá
fazer o controle total da unidade, tanto na frente de caixa como na retaguarda. Todo
suporte será dado através de um help desk especializado, capaz de resolver problemas
e executar atualizações do sistema. Os consultores de campo são aptos a aplicar os
treinamentos e instruções sobre a operação completa do sistema
Manuais e Procedimentos – A franquia contará com diversos Manuais de Gestão do
Negócio, com informações de Contabilidade, Recursos Humanos, Operações,
Marketing, Vendas, entre outros. Haverá atualizações periódicas necessárias para
alinhamento com o mercado.
Treinamento & Desenvolvimento - O departamento de T & D será responsável pela
atualização dos manuais e desenvolvimento de programas de treinamento voltado às
franquias Havaianas. As franquias serão convidadas a enviar colaboradores para os
treinamentos periódicos, reciclagens, novas técnicas de vendas, entre outros, visando
aprimoramento de colaboradores antigos e preparo de novos contratados. O
treinamento inicial da franquia é organizado por esse departamento garantindo uma
inauguração padronizada e organizada. Os consultores de campo também são
frequentemente treinados para replicar todos os módulos de treinamento na própria
loja e avaliar a performance da equipe. Assuntos relacionados a recrutamento e
seleção, políticas de recursos humanos, convenção coletiva, programas de
reconhecimento e recompensa, cargos e salários também podem ser direcionados
para esse departamento.
Depto. de Produtos – A área de Produtos tem como responsabilidade o
desenvolvimento de produtos, fornecedores, lançamento de coleções, visual
merchandising, organização do layout de lojas, mix de produtos e política de logística.
Responsável também pelo desenvolvimento de novas soluções para manter a rede
com novidades e acompanhamento das tendências de mercado.
Implantação – O Franqueado terá todo o suporte e acompanhamento necessário para
implantação de sua unidade franqueada. Esse acompanhamento será feito localmente
por um profissional habilitado e treinado especificamente para procedimentos de
inauguração. O mesmo acompanhará a obra, o treinamento da equipe, os aspectos
burocráticos e legais, pedido inicial, fornecedores e todos os procedimentos
necessários para garantir a abertura no prazo estipulado.

BENEFÍCIOS DO NEGÓCIO:
Uma das marcas mais fortes e conhecidas do país;
A marca faz parte de um conglomerado que se consolida como um dos maiores do país
(Grupo Camargo Correa – Alpargatas);
Solidez e transparência no relacionamento com investidores, consumidores,
fornecedores, parceiros e funcionários;
Lançamento de novos modelos, desenvolvimento de novos produtos, criatividade e
inovação fazem parte do conceito da marca;
Lojas e quiosques com layout que facilitam a experimentação e contato com o
produto;
Mix completo de produtos Havaianas, modelos exclusivos, linha exportação, extensão
e complemento de linhas são diferenciais de mercado para as franquias Havaianas;
Software de Gestão exclusivo e desenvolvido para o controle total do negócio, tanto
na frente de caixa quanto na retaguarda. Integrado com a franqueadora e com o Help
Desk próprio;
Programas de treinamento desenvolvidos especialmente para o modelo de negócio,
com atualizações e reciclagens constantes;
Suporte total a operação (Consultoria, Marketing, Treinamento, Sistemas, Gestão,
etc.);
Projeto arquitetônico exclusivo e diferenciado, criando uma experiência única de
consumo;
Política comercial diferenciada;
Logística de compra e entrega de produtos desenvolvida especialmente para as
franquias;
Projeto de Visual Merchandising exclusivo;
Customizações exclusivas e desenvolvidas especialmente para a rede de franquias;
Embalagens diferenciadas e modelos para presentes.

SERVIÇOS OFERECIDOS A REDE:
Auxílio na captação, escolha e negociação do ponto comercial;
Estudo de viabilidade financeira;
Treinamento do franqueado e de toda a equipe;
Projeto arquitetônico exclusivo;
Acompanhamento da implantação (coordenador específico);
Manuais e procedimentos operacionais;
Orientação para seleção e contratação de colaboradores;
Orientação para evento de inauguração;
Programas de Marketing Local;
Suporte operacional por meio da consultoria de campo;
Marketing Institucional agressivo em todo território nacional;
Lançamento de novos modelos e produtos;
Exclusividade de produtos;
Política comercial diferenciada;
Desenvolvimento e atualização do software de gestão;
Assessoria de imprensa atuante em todo o território nacional;
Materiais padronizados de marketing para todos os tipos de mídia local;
Campanhas em datas comemorativas com materiais específicos;
Site para informações ao consumidor sobre a marca e sobra a franquia;
Portal do Franqueado, desenvolvido para a comunicação do franqueado com a
franqueadora e com a rede, com novidades, novas lojas, produtos, mercado;
Portal do Conhecimento, plataforma de e-learning que oferece cursos para o
desenvolvimento do franqueado e de sua equipe.

PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo para os candidatos a franqueado é formado pelas seguintes etapas:
Apresentação do negócio;
1° entrevista;
Aplicação de teste de perfil, análise financeira e análise dos demais documentos;
2° entrevista e análise de viabilidade financeira;
Parecer final e análise da COF (Circular de Oferta de Franquia);
Após assinatura do pré-contrato = 45 a 90 dias até a inauguração;
Treinamento (gestão, atendimento, produto, jurídico, marketing, TI, operação de loja e
sistema operacional) = 7 dias;
Abertura de empresa estimada = 30 a 45 dias;
Assinatura do contrato.

PERGUNTAS FREQUENTES:
1 – Qual o valor da taxa de franquia? Em que momento terei de pagá-la?
A taxa de franquia para lojas é de R$ 30.000,00. O pagamento será após a assinatura do Pré-
Contrato Pessoa Física ou do Contrato Pessoa Jurídica.
2 – Qual é o valor da taxa de Royalties?
Não é cobrada taxa de royalties nesse modelo de negócio
3 – Qual é o perfil considerado ideal para ser um franqueado Havaianas?
Estamos em busca de parceiros que se identifiquem com a marca e seu conceito. Dedicação
em tempo integral, dinamismo, habilidade de negociação e conhecimento na área comercial e
varejo são fatores importantes para o nosso projeto. Preferencialmente com curso superior e
experiência em administração
4 – A Alpargatas tem solidez e projetos de longo prazo para garantir sua sustentabilidade?
Trata-se de uma das maiores empresas do país e uma das líderes de seu segmento, com
governanças corporativas e plena transparência no tratamento com o mercado.
5 – Quais os principais desafios que o negócio apresenta para um franqueado?
A grande dedicação ao negócio, a burocracia nas tratativas com os governos, planejamento de
compras e estoque, necessidade de renovação e criatividade, além de uma gestão equilibrada
e a necessidade de tomar decisões em conjunto com a rede e com a franqueadora são os
principais desafios do negócio.
6 – Quem escolhe o ponto comercial? Existe algum tipo de apoio?
Se o franqueado apresentar um ou mais pontos, a franqueadora fará uma análise prévia e
aprovará ou não a implantação no local. Caso ainda não exista nenhum ponto proposto, a
franqueadora irá indicar e/ou auxiliar na localização do melhor ponto para o negócio,
ajudando inclusive na negociação do mesmo.
7 - Qual é o programa de treinamento dedicado aos franqueados e sua equipe?
Nosso treinamento inicial para franqueados é de sete dias e envolve vendas, visual
merchandising, gestão financeira, produtos, gestão de pessoas e gestão de operações. Além
disso, a equipe do franqueado passará alguns dias em treinamento, nos diversos módulos de
operação de uma loja, de acordo com o cargo de cada colaborador. O treinamento é efetuado
na sede, em São Paulo – SP.
8 – Qual a importância do treinamento para HAVAIANAS e qual sua periodicidade?
Entendemos que o treinamento tem grande importância no sucesso do negócio, e temos
diversos módulos desenvolvidos para atender as necessidades dinâmicas do varejo. Os
consultores também são aptos a aplicar treinamentos na própria loja ou em local negociado
com o franqueado, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes à sede da
franqueadora.
9 – Existem manuais de operação que orientam o dia-a-dia do negócio? Quais são eles?
Manual de Operações, Recursos Humanos, Produtos, Visual Merchandising, Marketing e
Contabilidade, além do E-learning para treinamento à distância.
10 – Qual é o valor da taxa de propaganda?
Não cobramos taxa de propaganda, mas o franqueado deverá investir 2% do faturamento
bruto em ações locais.
11 – Qual critério usado para análise de uma cidade?
Análises demográficas e histórico da operação atual. Preferencialmente cidades acima de
200.000 habitantes.
12 – Qual a rentabilidade do negócio?
Estimativa de 12% a 15%
A rentabilidade do negócio está muito ligada à gestão eficaz, sendo que a rentabilidade irá ter
variação para baixo ou para cima, de acordo com os métodos utilizados.
13 – Qual o tempo de retorno do investimento?
Entre 24 e 36 meses
14 – Caso eu já possua uma loja que venda Havaianas, posso me candidatar à franquia?
Sim. Será feita a mesma análise e processo seletivo pelo qual passam os demais candidatos,
para avaliar a possibilidade de adequação dessa loja para o projeto de franquia. É importante
destacar que a loja terá que ser integralmente adaptada ao modelo de negócio de
HAVAIANAS, bem como seu mix de produtos.
Franqueado Havaianas não poderá operar outra loja com produtos Havaianas paralelamente a
franquia.

Para mais informações: franquiahavaianas@alpargatas.com.


Você também poderá fazer uma cópia do texto acima em PDF, clicando neste link.

2 Comentários:

Lokomemo disse...

Já havia visto os custos no site das havaianas, mas são altos, não é uma franquia barata de se montar...mas vale a pena dependendo do ponto ou shopping que você montar, o retorno é garantido.

9 de setembro de 2011 22:11
havaianomaniacos disse...

Com um planejamento bem feito é retorno garantido.

10 de setembro de 2011 08:52

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