Pular para o conteúdo principal

Escolha suas Havaianas, pegue sua mala e boa viagem! Destino: ILHABELA/SP

Como já apresentado semana passada, o Blog Havaianomaníacos dará dicas semanalmente de lugares lindíssimos e pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer e arrasar com suas queridinhas.

 


 Essa semana apresentamos o arquipélago de Ilhabela, no litoral paulista.

ILHABELA/SP



Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros e está localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, microrregião de Caraguatatuba. Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem.
Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista.
Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro.
A economia do município baseia-se no turismo, no comércio e na construção civil, com a pesca e o artesanato ocupando posições secundárias em termos econômicos. (Fonte: Wikipédia)
O arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta.


  • A capital nacional da vela
Conhecida como a Capital da Vela pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião, Ilhabela tem sido cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. O município tem clubes náuticos, clubes e escolas de vela que oferecem todo tipo de serviço náutico; desde aulas e aluguel de embarcações até suporte para eventos de porte como a Semana de Vela de Ilhabela, a mais importante da América Latina.

@igersilhabela

  • Praias
Toda a extensão da ilha possui 42 praias de mar azul, águas límpidas e geografia privilegiadas, são elas: Praia do Oscar, Praia da Fome, Praia da Pacuíba, Praia de Santa Tereza, Praia do Itaguaçu, Praia Saco da Capela, Praia do Jabaquara, Praia da Armação, Praia do Veloso, Praia do Perequê, Praia do Julião, Ilha de Cabras, Praia do Viana, Praia do Itaquanduba, Praia do Curral, Praia do Sino, Praia da Feiticeira, Praia Grande, Praia Engenho D’água, Praia do Portinho, Praia do Bonete, Praia do Eustáquio e Praia de Castelhanos.
Todas as praias são incríveis e, vistas de cima, no caminho de acesso a cada uma delas, são de apaixonar. Os fanáticos por fotos ficarão loucos com os ângulos para clicks.

 @ncfitbeach

@yuriserodio

@brunoover

@pmanuelah

@igersilhabela

 @igersilhabela

  
 @de_carvalhoo

 @annazerbe



@camilarosa29

@gabstorres_

@_maaroots

@ftardochi



@ferspilla

@_anaalopes

@alexiasindell

@aninha_fernandees


  • Trilhas e cachoeiras
Para os aventureiros de plantão, a ilha conta também com cachoeiras maravilhosas, algumas com acesso apenas por meio de trilhas, com horas de caminhada. Recomenda-se sempre o acompanhamento de um guia ou morador local que conheça os caminhos. As trilhas são: Trilha do Poço, Trilha da cachoeira da Laje, Trilha da Toca das Furnas, Trilha das Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem, Trilha da Cachoeira dos Três Tombos, Trilha do Pico de São Sebastião, Trilha das Praias: Mansa, Vermelha e Figueira, Trilha do Bonete e Anchovas, Trilha do Estevão, Trilha da Cachoeira do Gato, Trilha da Cachoeira da Lage Preta, Trilha da Água Branca e Trilha do Pico do Baepi.
A cidade oferece vários serviços de City Tour que, de Jipe levam os turistas para conhecerem várias praias e cachoeiras e fazerem mergulho.

@igersilhabela

  • Procissão de São Pedro
Ilhabela realiza todos os anos, há mais de um século, a procissão de São Pedro, homenagem dos pescadores ao seu Santo Protetor. Tal evento, sempre revestido de profundo sentido religioso, é acompanhado por toda a população Ilhabelense, inclusive por sua população turística. A imagem de São Pedro, padroeiro dos pescadores, deixa a Igreja Matriz de Ilhabela e participa da Missa Campal realizada em frente a Colônia dos Pescadores. Em seguida, acompanhada pelo Pároco local e pelo Coro da igreja entoando o hino à São Pedro, a imagem é colocada em barco de Pescadores locais que conduzem a procissão com destino ao Bairro de São Francisco, em São Sebastião, Praia da Armação e, finalmente rumando para o ponto de partida no centro de Ilhabela. Neste momento, ainda acompanhada pelo Pároco e pelo Coro, a imagem é retirada do barco e conduzida de volta a Igreja Matriz.

  • Cidade Histórica
Toda a ilha é bem conservada e cuidada. As características de cidade histórica vão desde o asfalto (paralelepípedo nas principais áreas), até a praça da Igreja Matriz e antiga cadeia, hoje local de exposição de artes.

 @belailhabela


@ftardochi

@graceiwashita

  • Passear na Vila 
No início da noite a Vila no centro da ilha ganha movimento, lotando cafés, restaurantes e lojinhas da área. Para observar o burburinho, dê uma volta pela rua do Meio, repleta de gente. 

@igersilhabela

  • Franquia da Havaianas

Não encontramos no localizador de Franquias do site da Havaianas, uma loja disponível no arquipélago. O local mais próximo indicado seria na cidade de Caraguatatuba. Mas ai vai a boa notícia: a marca possui uma loja franquiada na tão badalada Rua do Meio.