Pular para o conteúdo principal

Como faço para abrir uma franquia das havaianas?

Essa semana fui questionados por um de meus leitores sobre qual seria os procedimentos e requisitos necessários para a abertura de uma franquia das havaianas.
No site das havaianas tem um documento com todas as dicas, inclusive o custo necessário para você montar sua franquia. Abaixo segue o texto obtido no site oficial das havaianas.








INFORMAÇÕES DA FRANQUIA
As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência
completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que
empresários locais que se identifiquem com a marca e com nosso negócio podem agregar
conhecimento e experiência regional, fundamental para o sucesso das lojas.

PERFIL:
Procuramos empreendedores com as seguintes características:
Identificação com a marca Havaianas;
Dedicação integral ao negócio;
Experiência no varejo;
Conhecimento regional;
Capacidade de investimento;
Disposição para aproveitar as oportunidades relacionadas ao negócio;
Facilidade de comunicação e relacionamento;
Espírito de equipe.


INVESTIMENTO INICIAL (Para uma loja entre 40 e 50m2):
Taxa de Franquia = R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
Montagem da loja = A partir de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais);
Royalties = Não há;
Taxa de propaganda = 2% sobre o faturamento bruto (A franqueadora não recolherá
esse valor, o franqueado investirá em mkt local para divulgar a loja)
Capital de giro = A partir de R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
Estoque Inicial: A partir de R$ 50.000,00 (carência de 90 dias para pagamento)
Pay Back estimado = 24 a 36 meses.
Custo do ponto comercial (luvas) não está incluído no investimento e no cálculo de pay back
(retorno).
COMPOSIÇÃO DO INVESTIMENTO:
Mobiliário padrão;
Reforma e obra civil;
Equipamento e infra-estrutura de TI;
Taxa de franquia;
Estoque inicial;
Acessórios, uniformes e marketing inicial.

MODELO DE NEGÓCIO:
Loja de Rua – As lojas de rua devem ter entre 60 e 80m e estar localizada em áreas comerciais
com alto fluxo de pessoas, facilidade para estacionamento e boa visibilidade. O ponto
comercial escolhido passa por análise de viabilidade.
Loja de Shopping – As lojas de shopping devem ter entre 40 e 60m e devem estar localizadas
em áreas de boa visibilidade e fluxo de pessoas. A franqueadora tem negociações com diversas
administradoras de Shopping Centers e auxiliará na escolha do melhor ponto e na negociação
comercial, para garantir a viabilidade do negócio.
Quiosques – podem ser instalados em shoppings, galerias, estações de metro e de trens e
outras áreas cobertas com grande fluxo de pessoas. O quiosque padrão tem 12m2 (3x4m), mas
pode ser adaptado de acordo com as normas do local. A escolha do local e o projeto passam
por uma análise de viabilidade.

SUPORTE:
Consultoria de campo - visitas periódicas de profissionais especializados no nosso
negócio, para orientações relacionadas a marketing local, gestão operacional, gestão
financeira, recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, benchmarking,
concorrência, planejamento e controle.
Marketing – além do marketing institucional da marca, a franquia conta com
profissionais dedicados para o desenvolvimento de materiais de divulgação
padronizados para os esforços de marketing local da unidade. O enxoval de peças
disponíveis para produção local inclui: panfleto folder, outdoor, mala direta, cartão de
visita, anuncio de revista e jornal. Também são desenvolvidos materiais de PDV para
divulgação de campanhas, produtos e promoções, com o objetivo de manter uma
comunicação frequente e renovada com os consumidores.
Software de gestão – a franquia contara com um software de gestão que permitirá
fazer o controle total da unidade, tanto na frente de caixa como na retaguarda. Todo
suporte será dado através de um help desk especializado, capaz de resolver problemas
e executar atualizações do sistema. Os consultores de campo são aptos a aplicar os
treinamentos e instruções sobre a operação completa do sistema
Manuais e Procedimentos – A franquia contará com diversos Manuais de Gestão do
Negócio, com informações de Contabilidade, Recursos Humanos, Operações,
Marketing, Vendas, entre outros. Haverá atualizações periódicas necessárias para
alinhamento com o mercado.
Treinamento & Desenvolvimento - O departamento de T & D será responsável pela
atualização dos manuais e desenvolvimento de programas de treinamento voltado às
franquias Havaianas. As franquias serão convidadas a enviar colaboradores para os
treinamentos periódicos, reciclagens, novas técnicas de vendas, entre outros, visando
aprimoramento de colaboradores antigos e preparo de novos contratados. O
treinamento inicial da franquia é organizado por esse departamento garantindo uma
inauguração padronizada e organizada. Os consultores de campo também são
frequentemente treinados para replicar todos os módulos de treinamento na própria
loja e avaliar a performance da equipe. Assuntos relacionados a recrutamento e
seleção, políticas de recursos humanos, convenção coletiva, programas de
reconhecimento e recompensa, cargos e salários também podem ser direcionados
para esse departamento.
Depto. de Produtos – A área de Produtos tem como responsabilidade o
desenvolvimento de produtos, fornecedores, lançamento de coleções, visual
merchandising, organização do layout de lojas, mix de produtos e política de logística.
Responsável também pelo desenvolvimento de novas soluções para manter a rede
com novidades e acompanhamento das tendências de mercado.
Implantação – O Franqueado terá todo o suporte e acompanhamento necessário para
implantação de sua unidade franqueada. Esse acompanhamento será feito localmente
por um profissional habilitado e treinado especificamente para procedimentos de
inauguração. O mesmo acompanhará a obra, o treinamento da equipe, os aspectos
burocráticos e legais, pedido inicial, fornecedores e todos os procedimentos
necessários para garantir a abertura no prazo estipulado.

BENEFÍCIOS DO NEGÓCIO:
Uma das marcas mais fortes e conhecidas do país;
A marca faz parte de um conglomerado que se consolida como um dos maiores do país
(Grupo Camargo Correa – Alpargatas);
Solidez e transparência no relacionamento com investidores, consumidores,
fornecedores, parceiros e funcionários;
Lançamento de novos modelos, desenvolvimento de novos produtos, criatividade e
inovação fazem parte do conceito da marca;
Lojas e quiosques com layout que facilitam a experimentação e contato com o
produto;
Mix completo de produtos Havaianas, modelos exclusivos, linha exportação, extensão
e complemento de linhas são diferenciais de mercado para as franquias Havaianas;
Software de Gestão exclusivo e desenvolvido para o controle total do negócio, tanto
na frente de caixa quanto na retaguarda. Integrado com a franqueadora e com o Help
Desk próprio;
Programas de treinamento desenvolvidos especialmente para o modelo de negócio,
com atualizações e reciclagens constantes;
Suporte total a operação (Consultoria, Marketing, Treinamento, Sistemas, Gestão,
etc.);
Projeto arquitetônico exclusivo e diferenciado, criando uma experiência única de
consumo;
Política comercial diferenciada;
Logística de compra e entrega de produtos desenvolvida especialmente para as
franquias;
Projeto de Visual Merchandising exclusivo;
Customizações exclusivas e desenvolvidas especialmente para a rede de franquias;
Embalagens diferenciadas e modelos para presentes.

SERVIÇOS OFERECIDOS A REDE:
Auxílio na captação, escolha e negociação do ponto comercial;
Estudo de viabilidade financeira;
Treinamento do franqueado e de toda a equipe;
Projeto arquitetônico exclusivo;
Acompanhamento da implantação (coordenador específico);
Manuais e procedimentos operacionais;
Orientação para seleção e contratação de colaboradores;
Orientação para evento de inauguração;
Programas de Marketing Local;
Suporte operacional por meio da consultoria de campo;
Marketing Institucional agressivo em todo território nacional;
Lançamento de novos modelos e produtos;
Exclusividade de produtos;
Política comercial diferenciada;
Desenvolvimento e atualização do software de gestão;
Assessoria de imprensa atuante em todo o território nacional;
Materiais padronizados de marketing para todos os tipos de mídia local;
Campanhas em datas comemorativas com materiais específicos;
Site para informações ao consumidor sobre a marca e sobra a franquia;
Portal do Franqueado, desenvolvido para a comunicação do franqueado com a
franqueadora e com a rede, com novidades, novas lojas, produtos, mercado;
Portal do Conhecimento, plataforma de e-learning que oferece cursos para o
desenvolvimento do franqueado e de sua equipe.

PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo para os candidatos a franqueado é formado pelas seguintes etapas:
Apresentação do negócio;
1° entrevista;
Aplicação de teste de perfil, análise financeira e análise dos demais documentos;
2° entrevista e análise de viabilidade financeira;
Parecer final e análise da COF (Circular de Oferta de Franquia);
Após assinatura do pré-contrato = 45 a 90 dias até a inauguração;
Treinamento (gestão, atendimento, produto, jurídico, marketing, TI, operação de loja e
sistema operacional) = 7 dias;
Abertura de empresa estimada = 30 a 45 dias;
Assinatura do contrato.

PERGUNTAS FREQUENTES:
1 – Qual o valor da taxa de franquia? Em que momento terei de pagá-la?
A taxa de franquia para lojas é de R$ 30.000,00. O pagamento será após a assinatura do Pré-
Contrato Pessoa Física ou do Contrato Pessoa Jurídica.
2 – Qual é o valor da taxa de Royalties?
Não é cobrada taxa de royalties nesse modelo de negócio
3 – Qual é o perfil considerado ideal para ser um franqueado Havaianas?
Estamos em busca de parceiros que se identifiquem com a marca e seu conceito. Dedicação
em tempo integral, dinamismo, habilidade de negociação e conhecimento na área comercial e
varejo são fatores importantes para o nosso projeto. Preferencialmente com curso superior e
experiência em administração
4 – A Alpargatas tem solidez e projetos de longo prazo para garantir sua sustentabilidade?
Trata-se de uma das maiores empresas do país e uma das líderes de seu segmento, com
governanças corporativas e plena transparência no tratamento com o mercado.
5 – Quais os principais desafios que o negócio apresenta para um franqueado?
A grande dedicação ao negócio, a burocracia nas tratativas com os governos, planejamento de
compras e estoque, necessidade de renovação e criatividade, além de uma gestão equilibrada
e a necessidade de tomar decisões em conjunto com a rede e com a franqueadora são os
principais desafios do negócio.
6 – Quem escolhe o ponto comercial? Existe algum tipo de apoio?
Se o franqueado apresentar um ou mais pontos, a franqueadora fará uma análise prévia e
aprovará ou não a implantação no local. Caso ainda não exista nenhum ponto proposto, a
franqueadora irá indicar e/ou auxiliar na localização do melhor ponto para o negócio,
ajudando inclusive na negociação do mesmo.
7 - Qual é o programa de treinamento dedicado aos franqueados e sua equipe?
Nosso treinamento inicial para franqueados é de sete dias e envolve vendas, visual
merchandising, gestão financeira, produtos, gestão de pessoas e gestão de operações. Além
disso, a equipe do franqueado passará alguns dias em treinamento, nos diversos módulos de
operação de uma loja, de acordo com o cargo de cada colaborador. O treinamento é efetuado
na sede, em São Paulo – SP.
8 – Qual a importância do treinamento para HAVAIANAS e qual sua periodicidade?
Entendemos que o treinamento tem grande importância no sucesso do negócio, e temos
diversos módulos desenvolvidos para atender as necessidades dinâmicas do varejo. Os
consultores também são aptos a aplicar treinamentos na própria loja ou em local negociado
com o franqueado, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes à sede da
franqueadora.
9 – Existem manuais de operação que orientam o dia-a-dia do negócio? Quais são eles?
Manual de Operações, Recursos Humanos, Produtos, Visual Merchandising, Marketing e
Contabilidade, além do E-learning para treinamento à distância.
10 – Qual é o valor da taxa de propaganda?
Não cobramos taxa de propaganda, mas o franqueado deverá investir 2% do faturamento
bruto em ações locais.
11 – Qual critério usado para análise de uma cidade?
Análises demográficas e histórico da operação atual. Preferencialmente cidades acima de
200.000 habitantes.
12 – Qual a rentabilidade do negócio?
Estimativa de 12% a 15%
A rentabilidade do negócio está muito ligada à gestão eficaz, sendo que a rentabilidade irá ter
variação para baixo ou para cima, de acordo com os métodos utilizados.
13 – Qual o tempo de retorno do investimento?
Entre 24 e 36 meses
14 – Caso eu já possua uma loja que venda Havaianas, posso me candidatar à franquia?
Sim. Será feita a mesma análise e processo seletivo pelo qual passam os demais candidatos,
para avaliar a possibilidade de adequação dessa loja para o projeto de franquia. É importante
destacar que a loja terá que ser integralmente adaptada ao modelo de negócio de
HAVAIANAS, bem como seu mix de produtos.
Franqueado Havaianas não poderá operar outra loja com produtos Havaianas paralelamente a
franquia.

Para mais informações: franquiahavaianas@alpargatas.com.


Você também poderá fazer uma cópia do texto acima em PDF, clicando neste link.

Postagens mais visitadas

Chinelo Havaianas mais caro do mundo custa R$5600,00. Conheça o modelo.

Desde sua fundação em 1962, no Brasil, a Havaianas tem se destacado como uma das marcas mais conhecidas e populares de chinelos de dedo no mundo. O design confortável e de alta qualidade, inspirado nas tradicionais sandálias japonesas, a Havaianas rapidamente conquistou o coração dos consumidores em todo o mundo. Hoje, a marca é propriedade da Alpargatas S.A., uma empresa brasileira que é uma das maiores fabricantes de calçados da América Latina. A Havaianas é vendida em mais de 100 países, sendo uma marca frequentemente associada ao estilo de vida descontraído e ao clima quente. Além dos chinelos, a marca também oferece bolsas, mochilas e acessórios, solidificando sua presença na moda e na cultura popular. A Havaianas tem colaborado com diversas marcas e celebridades ao longo dos anos, criando coleções limitadas e edições especiais de seus produtos.  Amplamente conhecida por seus esforços de responsabilidade social e ambiental, a havaianas implementa práticas sustentáveis em sua produ

Amigo secreto havaianas.

O amigo secreto ou amigo oculto é uma brincadeira que todo mundo conhece. É diversão garantida nas festas de confraternização onde os participantes trocam presentes de uma forma alegre e descontraída. O amigo havaianas é uma espécie de amigo secreto ou amigo oculto onde os participantes trocam exclusivamente sandálias havaianas como presente. O amigo havaianas, caiu no gosto popular, devido ao preço e variedade de modelos disponíveis atualmente e afinal havaianas todo mundo usa! Geralmente o amigo havaianas acontece no final do ano para comemorar o final do ano letivo nas escolas, nas confraternizações do trabalho, nas festas de fim de ano, etc.. Além da diversão que a brincadeira proporciona, também é uma excelente oportunidade de ganhar muitas havaianas e incorporar sua coleção.

Qual o melhor método para lavar ou limpar e desencardir chinelos branco havaianas?

Como limpar seu chinelo branco havaianas O chinelo branco é um item versátil que pode ser combinado com muitos estilos diferentes, mas com o passar do tempo ele pode ficar manchado e sujo.  Ninguém gosta usar chinelo sujo ou um chinelo encardido, ainda mais forem na cor branca ou alguma cor clara, principalmente os chinelos havaianas. O chinelo branco é um calçado coringa para diversas composições de look do dia, porém possui o inconveniente de ser um calçado fácil de sujar. Nada melhor que um look com chinelo, não é mesmo?  Não se preocupe, existem ótimas técnicas que você pode usar para limpar e deixar seu chinelo branco brilhando novamente. Aprenda como fazer isso agora mesmo! Um chinelo que combina muito bem com peças jeans é o chinelo havaianas modelo tradicional, o modelo bicolor da havaianas. Principalmente o modelo na versão branco e azul claro. Como manter havaianas branca O chinelo branco é uma peça elegante que combina com quase tudo, mas precisa de um pouco de cuidado p

As havaianas Rock in Rio

Com logotipo metálico escrito Rock in Rio, as havaianas TOP entraram no clima da festa e marcaram presença no evento. Dica do leitor e havaianomaníaco @Fabio_Alcantra.

Fique por dentro dos números ou numerações das havaianas.

As numerações havaianas no Brasil Os chinelos havaianas são calçados abertos e por isso eles possuem duas numerações para melhor ajustar aos pés. O ideal, segundo o site oficial da havaianas, é que sobre de 1 a 2 cm de solado nos calcanhares. Desta forma evitando que pequenas alterações nas dimensões dos chinelos, acabe afetando a estética do visual dos chinelos, quando estes estiverem nos pés. Não ficando pequenas nos pés. Você sabia que os chinelos havaianas encolhem. Sim, os chinelos havaianas são calçados de borracha e estes, com o tempo, pela ação de temperatura e outros fatores acabam sofrendo pequenas alterações do seu tamanho, desta forma encolhendo. Veja também a matéria: O solado dos chinelos Havaianas encolhem. Além disso, alguns modelos de chinelos possuem a forma do solado com padronagem diferente da maioria dos modelos. Um exemplo são os modelos havaianas tradicional que possuem solado diferente dos modelos havaianas top por exemplo. Cuidado

Catálogo da coleção Havaianas 2024-2025

A marca Havaianas, conhecida mundialmente por suas icônicas sandálias, lançou sua nova coleção para 2024-2025, trazendo inovações em design, materiais sustentáveis e uma celebração vibrante da cultura brasileira.  Vamos explorar os principais destaques da coleção, incluindo os novos modelos, as iniciativas ecológicas e o impacto cultural que continuam a fazer das Havaianas um símbolo global de conforto e estilo. Coleção Havaianas 2024-2025 Inovações em Design A nova coleção Havaianas 2024-2025 apresenta uma série de inovações em design que prometem agradar tanto aos fãs tradicionais quanto aos novos consumidores. Uma das principais novidades é a inclusão de novas paletas de cores e estampas exclusivas inspiradas em elementos da flora e fauna brasileiras.  Entre os destaques, estão as sandálias com estampas de folhagens tropicais, aves exóticas e flores nativas, que capturam a essência vibrante e diversa do Brasil. Além das estampas, a coleção introduz novos modelos com designs ergonômi

Havaianas: Sandália ou Chinelo?

Nos comerciais das havaianas é uma sandália, porém no cotidiano muita gente chama de chinelo. Na verdade Havaianas foi uma marca de chinelos de borracha, que nas últimas décadas evoluiu para muito mais. A marca havaianas está presente nos tênis, chaveiros, galochas (apenas no exterior), toalhas de banho, bolsas e recentemente também virou marca de roupas. No wikipédia temos a seguinte definição para chinelo: "O chinelo é um tipo de calçado feito de borracha, PVC, couro, palha, tecido ou outro material. Possui o formato aproximado do contorno de cada um dos pés. A palavra "chinelo" vem do latim medieval *planella, de planus,-a,-um 'plano', segundo Corominas, talvez por influência do dialeto genovês cianella (it. pianella, dim. de piano 'plano'). Alguns chinelos apresentam uma tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé e que se estendem aproximadamente por 11 centímetros até as laterais do pé. Outros chinelos são formados ap

Desencardir chinelo branco ou como limpar chinelo branco da havaianas.

Dica para limpar chinelo branco A dica a seguir é a mais difundida para desencardir e limpar chinelos brancos da havaianas, portanto vamos resumir em 4 passos simples: Aplique no solado do chinelo água oxigenada fator 40, espalhando o líquido de forma uniforme por toda a superfície do solado. Aplique detergente neutro no solado do chinelo junto com a água oxigenada já aplicada, também de forma uniforme Deixe os chinelos havaianas com a mistura agindo por aproximadamente 40 minutos. Esfregue seus chinelos e tire os produtos aplicados em água corrente Havaianas é uma marca de chinelo de borracha que muita gente usa.  A grande variedade de modelos e um forte marketing da marca, fez dos chinelos que antes eram utilizados somente em praias, piscinas ou dentro de casa, transformando em um item utilizado nas mais variadas ocasiões do cotidiano. A leitora Laryssa Cyrillo começou usando chinelos havaianas como parte de seus looks para a faculdade. Atualmente ela possui centenas de modelos, in

Mulheres usando chinelos Havaianas: O estilo casual que conquista o mundo.

O verão é a estação perfeita para exibir um estilo descontraído e confortável, e não há calçado mais icônico nessa época do que as Havaianas.  Originárias do Brasil, essas sandálias de dedo conquistaram o mundo com sua simplicidade, versatilidade e design atemporal.  Nesta matéria, exploraremos por que as mulheres adoram usar chinelos Havaianas em seus looks, os modelos mais populares e algumas personalidades famosas que já foram flagradas usando esses calçados. Por que as mulheres amam Havaianas? 1. Conforto e versatilidade As Havaianas são conhecidas por seu conforto inigualável.  A sola de borracha macia se adapta aos contornos dos pés, proporcionando uma sensação de liberdade e leveza.  Além disso, elas são versáteis – perfeitas para a praia, piscina, passeios no parque ou até mesmo para um almoço casual. 2. Estilo despojado e sofisticado O segredo das Havaianas está na simplicidade.  Elas combinam perfeitamente com roupas descontraídas, como shorts, saias, vestidos leves e camiset

O solado dos chinelos Havaianas encolhem.

Acontece com todos os calçados feitos de borracha. Sim! Eles encolhem com o tempo. Pesquisamos e temos a explicação. Os chinelos de borracha como havaianas, entre todos os outros nesse estilo encolhem. Todo produto que tem na sua composição a elasticidade irá sofrer influência tanto do calor quanto do frio, ou seja, durante o processo de produção a matéria utilizada ainda não sofreu nenhuma influência, ela é chamada de matéria virgem, o produto só irá se alterar quando chegar na casa do consumidor, onde será molhado e exposto ao sol, sendo assim o chinelo pode encolher de 1 a 2 cm. A comprovação é simples, se você utilizar o chinelo adquirido no ano passado você verá que ele está mais justo ao seu pé e se comprar um novo e medir com o antigo a diferença irá aparecer também, portanto não se assustem, chinelo de borracha encolhe sim! * Fonte: https://www.facebook.com/stillozcuritiba/posts/543810929037645 Logo temos que ter o cuidado de comprar os chi