Pular para o conteúdo principal

Havaianas: Sandália ou Chinelo?

Nos comerciais das havaianas é uma sandália, porém no cotidiano muita gente chama de chinelo.
Na verdade Havaianas foi uma marca de chinelos de borracha, que nas últimas décadas evoluiu para muito mais.



A marca havaianas está presente nos tênis, chaveiros, galochas (apenas no exterior), toalhas de banho, bolsas e recentemente também virou marca de roupas.





No wikipédia temos a seguinte definição para chinelo:
"O chinelo é um tipo de calçado feito de borracha, PVC, couro, palha, tecido ou outro material. Possui o formato aproximado do contorno de cada um dos pés. A palavra "chinelo" vem do latim medieval *planella, de planus,-a,-um 'plano', segundo Corominas, talvez por influência do dialeto genovês cianella (it. pianella, dim. de piano 'plano').

Alguns chinelos apresentam uma tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé e que se estendem aproximadamente por 11 centímetros até as laterais do pé. Outros chinelos são formados apenas por uma tira, de largura variável, que passa sobre o peito do pé.

Geralmente os chinelos são calçados de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Pode também compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina."

Enquanto que sandália tem a seguinte definição:



"Sandália é um tipo de calçado usado por ambos os sexos e que tem como característica principal deixar a maior parte do pé exposta. Por essa razão, é um calçado usado especialmente no verão ou em regiões de clima quente.

Os materiais usados na sua confecção podem variar bastante, indo do couro (mais nobre) ao plástico injetado (mais barato).

As sandálias femininas podem apresentar-se tanto com salto-alto como com salto-baixo. Suas características identificadoras clássicas são: dedos de fora, necessariamente com salto (alto ou baixo, como já dito) e presa por tiras no tornozelo, mas também pode se assemelhar ao chinelo, isto é, pode também ser solta nos tornozelos."


Dependendo do modelo, aquelas "de tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé.." podem ser um chinelo e também uma sandália.




Na verdade tanto faz, uma vez que o chinelo de borracha tem outro conceito atualmente. Principalmente num país tropical como o nosso.

Dá para ir de havaianas a vários lugares, sendo para você um chinelo, uma sandália ou simplesmente Havaianas.


A empresa denomina o produto como sandália, mas todo mundo usa chinelo e sandália, afinal Havaianas, todo mundo usa!
E na sua opinião?  Chinelo? Sandália? Ou apenas Havaianas? Deixe seu comentário no blog.