Pular para o conteúdo principal

De havaianas modelo tradicional pelo mundo: São Luís do Maranhão

Esta semana o casal Cláudio e Izabel estiveram em São Luís do Maranhão, onde tiveram a oportunidade de rever familiares e registrar alguns pontos turísticos, sempre no conforto das havaianas, calçado oficial da dupla em suas viagens.








São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses.

"Turistando de havaianas modelo tradicional cores preto e branco / verde amazônia e branco"


Além das havaianas, podemos observar os detalhes da paredes dos prédios no lado direito da foto, todas recobertas por azulejos, herança deixada pela cultura Portuguesa na cidade.


São Luís é uma cidade histórica, também conhecida como a cidade dos azulejos.
Além deste título. São Luís também é conhecida também por:
"São Luís do Maranhão"
"Jamaica Brasileira"
"Ilha do Amor"
"Atenas Brasileira"
"Capital Brasileira do Reggae"
"Ilha Magnética"
"Capital da França Equinocial"
"Ilha Bela"


São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o "Tambor de Mina" (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje - fundada em meados do século XIX - seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas.


Na foto o modelo tradicional em 3 cores: Azul Claro, Verde Amazônia e Preta.

Aproveite e adquira suas havaianas modelo tradicional aqui pelo blog.


O bumba-meu-boi é um folguedo brasileiro muito tradicional, típico da região nordeste do Brasil. Teve início no século XVIII, misturando aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena. É uma das mais expressivas manifestações culturais do estado do Maranhão.

Trajes para a festa do Bumba-meu-boi

A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais


As praias - de águas não tão azuis - também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao logo do dia, ainda assim, dá para curtir um banho em Calhau, Olho D'Água e Araçagi.

Se vier a São Luis, a pimenta é um item muito procurado para quem aprecia, é um ingrediente antigo e muito utilizado pelas culinárias africana e indígena. Tanto os índios nativos do país, quanto os negros africanos que vieram como escravos consumiam pimentas em abundância. Os primeiros comiam-nas secas ou piladas, juntamente com farinha de mandioca (quya). Com a chegada dos escravos africanos ao Nordeste do Brasil - a primeira Região a ser ocupada pelos colonizadores - o consumo de pimentas foi incrementado. A nobreza e o clero apreciaram muito a pimenta brasileira - aCapsicum - que, por ser mais suave, passou a ser preferida e exportada para Portugal.


Hoje, os antigos solares do barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Os bares garantem o agito nas noites de sexta e sábado. Infelizmente, a conservação de boa parte dos imóveis deixa a desejar. 


Tão enraizado quanto o folclore é o reggae. O ritmo, presente nas rádios, clubes e bares, conferiu a São Luís o título de "Jamaica brasileira" e torna impossível não soltar o corpo ao lado dos rastafaris ao som de Bob Marley e companhia.   


Alguns Pontos Turísticos de São Luís:

  1. Fonte das Pedras, construída por volta de 1615, sendo a mais antiga fonte da cidade. Nessa área, Jerônimo de Albuquerque Maranhão teria expulsado o francês Ravardiere.
  2. Avenida Pedro II: importante avenida do centro histórico, nela se encontra a maior parte das edificações do centro.
  3. Parque Estadual do Bacanga, com uma área de 3.075 hectares, um dos principais objetivos de sua construção foi preservar o pedaço da floresta Amazônica existente no local.
  4. Cais da Sagração: cercado por muralhas de avultada espessura, foi construído em alvenaria de pedra e reboco.
  5. Palácio dos Leões: símbolo da cultura maranhense, foi construído em 1761 e reformado em 1857.
  6. Pedra da Memória: antigo monumento feito de pedra de Cantaria.
  7. Fonte do Ribeirão
  8. Palácio Episcopal: reedificado em 1869, é um edifício nobre que mantém no rés-do-chão vestígios de diversos arcos e nichos.
  9. Teatro Arthur Azevedo: O primeiro teatro multimídia do país, segundo mais antigo do Brasil e um dos mais modernos da América Latina .
  10. Laguna da Jansen: laguna mais famosa da cidade, destaca-se pela infra-estrutura adaptada à prática de esportes e pela noite agitada e animada, contendo uma grande quantidade de bares e restaurantes para todos os tipos e gostos.
  11. Museu de Artes Visuais: casarão, com um estilo totalmente colonial.
  12. Museu Histórico e Artístico do Maranhão: construído em 1836, o edifício era conhecido como Solar Gomes de Sousa. Antiga moradia do Barão de Grajaú.
  13. Igreja da Sé
  14. Convento das Mercês
  15. Igreja do Desterro
  16. Casa de Nhozinho - Rua Portugal, Centro
  17. Fonte das Pedras - Rua Antônio Rayol, Centro, próximo ao Mercado Central.
  18. Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
  19. Solar São Luís - Considerado o maior prédio em azulejos da país (tem três pavimentos), foi construído na segunda metade do século XIX. - Rua do Egito, Centro.
  20. Museu de Arte Sacra - O acervo, que pertence em parte à Arquidiocese de São Luís, é composto por peças dos século XVIII e XIX nos estilos mareirista, rococó, barroco e neoclássico. - Rua do Sol, Centro.
  21. Igreja dos Remédios e Praça Gonçalves Dias - Construída em 1719 no estilo gótico, fica na praça Gonçalves Dias, de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade. - Largo dos Amores, Centro.
  22. Cafuá das Mercês - Rua Jacinto Maia, Centro
  23. Fundação José Sarney - Reúne obras únicas da história do país, relíquias do tempo de presidência do maranhense José Sarney, presentes oferecidos por outros presidentes, além de um museu que conta sua trajetória de vida. Funciona no Convento das Mercês das 14h às 17h.



Ufa! São muitos pontos turísticos para visitar em São Luís! Então a dica que o blog dá é justamente seguir o exemplo dado pelo Claudio e seus familiares: Visitar os pontos turísticos, desfrutando do conforto de suas havaianas (leve várias nas malas), aliás conforto é fundamental nesta verdadeira maratona de lugares a serem visitados.

N
a foto: Claudio, 









FAÇA SUA BUSCA PERSONALIZADA NOS ACERVOS DO BLOG